terça-feira, 24 de novembro de 2009

Resultado da pesquisa de campo em Porto Alegre

Infelizmente todo o grupo do "Desenvolvimento e meio ambiente" acabou ficando em Porto Alegre, de maneira que nossa pesquisa de campo se reduziu à população local. Abaixo seguem os resultados da pesquisa, que logo após serão comentados:

---------------------------------------------------------------------------
Pergunta 1 - Você, ao comprar um produto, se importa em escolher o que seja menos poluente?

Pergunta 2 - Você deixaria de consumir de uma empresa que produza algo extremamente bom se ela causasse muito dano ao meio ambiente?

Pergunta 3 - Se você tiver que reduzir a qualidade de sua vida para trocar seus produtos por outros que fossem 100% "verdes", você o faria?

Pergunta 4 - Você conduz a sua vida e seus hábitos visando a não-poluição?

Pergunta 5 - Você acredita que a situação meio ambiental atualmente está crítica ou não?



Resultados:  (Amostra: 30 entrevistados)



        Pergunta 1             Pergunta 2         Pergunta 3        Pergunta 4           Pergunta 5

Sim         3                            13                     11                     2                         26
Não       27                          17                     19                     28                        4


-----------------------------------------------------------------------------------
Agora iremos explicar o objetivo e o significado de cada pergunta realizada.

Pergunta 1: Numa situação em que você tenha como opção escolher entre dois ou mais detergentes por exemplo, você se preocupa em comprar o menos poluente ou compra o mais barato ou de melhor fama?
Pergunta 2: Se o desodorante que você sempre compra e acha maravilhoso, se revele o mais poluente de todos os desodorantes, você deixaria de usá-lo?
Pergunta 3: Se você pudesse trocar uma lâmpada, geladeira, televisão, etc. extremamaente eficiente por outras não tão eficientes mas que fossem 100% não poluentes, você reduziria sua qualidade de vida?
Pergunta 4: Praticamente tudo em sua casa e em seu dia-a-dia é feito e utilizado sempre pensando no bem do meio ambiente?
Pergunta 5: Você acha que é verdade a situação de problemas ambientais apresentada por todos atualmente, ou você acha que é só mais uma moda ou técnica de marketing?

Como nós pudemos observar analisando o gráfico e os resultados, as pessoas na maioria não tem como um de seus objetivos de vida, ou no mínimo o "hobbie" de fazer sua parte pelo meio ambiente, e o engraçado é que quase todas elas concordam que estamos vivendo uma situação extremamente delicada e que merece atenção para que não acabe os recursos naturais, o habitat de vários animais, etc. Então acho que a base para tentarmos resolver o problema não é conscientizar as pessoas, pois elas já têm consciência do que fazer, têm os recursos e sabem como fazer, só não têm vontade, pois por mais que saibam a gravidade da situação, na hora de tomar as atitudes que fazem a diferença, têm preguiça.
A pesquisa foi feita com 30 pessoas na cidade de Porto Alegre, 10 pessoas por integrante do grupo, os quais aplicaram as 5 perguntas aos entrevistados e após adquirir os dados, o grupo se reuniu para discutir o significado dos resultados e montar o gráfico do trabalho. Temos certeza que o objetivo de aplicar uma entrevista sobre o tema do projeto para podermos analisar o reflexo dos resultados na realidade foi completada com êxito, pois os resultados obtidos só afirmam tudo o que se tem suposto sobre o pensamento e a consciência ambiental das pessoas. Obviamente que com o resultado que tivemos não poderíamos esperar que o mundo estivesse de outra forma, afinal são poquíssimas as pessoas que realmente tomam uma atitude para tentar melhorar a situação e não ficam apenas falando e concordando com o que já ouvimos há anos.

Um comentário:

  1. é o que exatamente descobrimos no uruguai, as pessoas não se importam diretamente com o aquecimento global se tu perguntar para alguém se ela deixasse de usar um folha nova por uma de rascunho, quantas pessoas tu acha que vão responder positivamente?

    ResponderExcluir